Bibliotecários, Para que são precisos?
[A informação]move-se mais rapidamente, é mais acessível e vem em golfadas de tamanho record. É por isso que o mundo precisa de [profissionais de informação]. Passo a explicar em 10 itens porque todos precisamos de bibliotecários, principalmente bibliotecários de internet:
- Ninguém sabe melhor que vocês como gerir informação.
- Ninguém sabe melhor que vocês como descobrir informação.
- Ninguém sabe melhor que vocês a importância de normas em informação – métodos de categorização, ordenação e ação sobre coisas
- Não há ninguém que consiga ter falar com maior autoridade sobre qualidade, relevância e credibilidade
- Ninguém está em melhor posição que vocês para ensinar literacia de informação e media.
- Ninguém está em melhor posição que vocês para ser cão de guarda de novos sistemas de manipulação de informação.
- Ninguém está em melhor posição que vocês para ensinar ao mundo sobre a história e sapiência de sistemas de avaliação da credibilidade. É espantoso como os investigadores gaguejam quando descrevem o método científico, o contra-gosto com que os advogados articulam a lógica de sistemas de confronto ou quão atabalhoados ficam os editores de publicação revistas pelos pares quando explicam o que fazem.
- Ninguém está mais bem dotado pelos credos e formação profissional para articular a racionalidade da liberdade de expressão.
- Ninguém está em melhor forma para desempenhar um papel constritivo e competente em debates sobre o valor da informação enquanto propriedade e o significado de copyright, numa época em que demora apenas um par de minutos a descarregar um filme via BitTorret, de graça.
- Ninguém mais pode ser tão construtivo a guiar a comunidade no planeamento de novas normas, novas leis mesmo, que delimitarão que informação é publica e qual é privada.
RAINIE, Lee – Internet Librarians Own the Future Information Today Medford:Jan 2005. Vol. 22, Iss. 1, p. 42-43 (2 pp.)
O texto acima é tradução livre do 85 de uma adaptação do discurso do Sr Lee Rainie na Internet Librarian 2004 Conference, disponível em formato PDF