O fim da relevância dos sistemas operativos

O

Um destes dias todos os computadores serão o meu computador, porque este não será já definido pelo seu hardware mas pela memória e parametrização da minha relação com o mundo através da internet.

Isto poderá acontecer no dia em que os favoritos puderem ser carregados não de uma pasta em disco mas de um site na internet. Verdadeiramente não seu como ainda não acontece.

E esta revolução começou no dia em que nos sentimos suficientemente à vontade para deixar o correio ficar num computador remoto ao invés de o descarregarmos para o nosso próprio computador, ou seja, quando substituirmos o POP3 por IMAP e WebMail. Não só as camadas mais jovens (para quem o google sempre foi “friend”) o fazem , mas tambem as outras (que o levaram ao colo)

Hoje em dia posso fazer cache na web, posso mostrar os meus favoritos ao mundo ( e até partilhar isso de uma maneira socialmente relevante) , leio as notícias no bloglines, etc. Bem, a única coisa que faço realmente é ler as notícias num agregador de rss feeds, mas que o sistema operativo web based está ao virar da esquina, está. Veja-se em live.com a referência a Office Live.

Não sei se Cris Sherman fez de propósito mas parte da formação a que assisti hoje levava inevitavelmente a essa saída.

Para reforçar a ideia, o paper que o meu velho conhecido Phil Bradley (foi o meu formador de PCSpirs em 1990, e algumas das coisas que ainda hoje digo em formação traçam as origens à primeira formação que ele me deu) vai apresentar amanhã é exactamente search is no longer about search e baseia-se na conclusão de que estamos a fazer cada vez mais tarefas web based. E as únicas coisas que Phil afirma taxativamente ainda não fazer em ferramentas controladas pelo google… deve ser por uma questão de tempo porque o google está a trabalhar rapidamente para preencher todos os nichos com um produto de qualidade. Diz o Phil que não usa o google para: RSS feeds (usa bloglines e firefox), IM (usa MSN e mIRC), vários forums, pesquisa no computador local (usa o Copernic), ler newsgroups (usa o ForteAgent)

Mas por outro lado… será que as distinções e os méritos relativos entre MS e Mac serão relevantes num tal futuro? Não é este o futuro em que o LOOM (Linux Open Office Mozilla) reinará triunfalmente?

Por 85

Artigos recentes

Comentários recentes

Thank you for your upload

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux