Credum: Sós no universo.

C

Existe a possibilidade de a emergência, a sobrevivência e eventual, triunfo da Célula eucariota ser um acidente de proporções cósmicas.

Pode também acontecer que o ciclo ATP, usado em todas as Bactérias e proporcionado às Células pelas mitocôndrias (originalmente uma bactéria), seja um acidente ainda maior, dada a raridade relativa (no universo observado) de P no conjunto dos 6 elementos da vida (C H O N S P)

Se cada evento tiver uma probabilidade de 1 em 1.000.000 então a probabilidade de uma construção biótica emergir capaz de se comportar como um neurónio… é 1 em 1.000.000.000.000. Se, ainda por cima, P é realmente raro… então podemos começar a adicionar 0’s

Em pouco tempo, e tendo em conta que NÓS existimos, não se está a falar de “5 civilizações em cada galáxia”, mas de uma civilização em cada 5 galáxias…. para não falar da contemporaneidade.

Isto abre três áreas de reflexão:

A vida é COMUM, mas a complexidade e a inteligência são fenómenos RAROS. Todas as nossas teorias sobre a impossibilidade de viajar (ou comunicar) mais rápido que que luz estão certas => O melhor que podemos esperar do diálogo interestelar é mandar/mensagens dentro de garrafas.

A vida é COMUM, mas a complexidade e a inteligência são fenómenos RAROS. Todas as nossas teorias sobre a impossibilidade de viajar (ou comunicar) mais rápido que que luz estão erradas=> Um dia havemos de o descobrir e partir à conquista do império Terrestre… por cima das formas de vida nativas que encontrar-mos

A vida é COMUM a nível unicelular, mas a forma como ganhou “escala” e se “alavancou” AQUI é rara (eventualmente única). As maneiras como ganha complexidade e como a inteligência pode emergir podem ser tão diversas que podemos não saber/conseguir interagir com os resultados bem-sucedidos. As nossas relações com outras inteligências nossas contemporâneas da Galáxia podem vir a ser interessantes… Ou não, dependendo da existência de meios para comunicação FTL.

Comentar

Por admin

Artigos recentes

Comentários recentes

Thank you for your upload

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux